...

Junho Laranja: descubra tudo sobre prevenção de queimaduras.

junho-laranja

Em nosso dia a dia, os acidentes com queimaduras são sempre um risco. Atos como passar roupa, cozinhar ou acender uma vela precisam ser feitos com cuidado pela segurança de todos. Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica uniu forças para a campanha Junho Laranja, que chama a atenção para a prevenção de queimaduras.

A iniciativa busca reduzir a incidência de queimaduras, que podem ser causadas por diversos fatores, como fogo, líquidos quentes, substâncias químicas, eletricidade e radiação. Além de prevenir acidentes, o Junho Laranja também visa sensibilizar a população sobre a importância do atendimento adequado às vítimas de queimaduras.

A Plastic Center realiza algumas cirurgias em pacientes vítimas de lesões por queimaduras térmicas, elétricas ou químicas. Por isso, achamos importante preparar um artigo sobre o assunto.

Continue lendo para entender melhor sobre as queimaduras e conferir quais procedimentos são realizados por aqui.

Quais são os tipos de queimaduras?

As queimaduras são classificadas de acordo com a profundidade e a extensão do dano causado à pele e aos tecidos subjacentes. Elas podem ser térmicas, causadas por líquidos aquecidos e chamas; elétricas, devido a acidentes envolvendo redes elétricas; ou químicas, que vêm de produtos com ácidos.

Existem três principais tipos de queimaduras:

Queimaduras de primeiro grau

Afetam apenas a camada superficial da pele (epiderme) e causam vermelhidão, dor e inchaço. A pele pode ficar seca e descamar. Alguns exemplos são queimaduras solares leves ou por contato rápido com objetos quentes.

Geralmente não requer atendimento médico intensivo, sendo tratadas com compressas frias, analgésicos e cremes hidratantes.

Queimaduras de segundo grau

Afetam a camada superficial (epiderme) e a camada subjacente (derme) da pele. Os sintomas são vermelhidão intensa, dor, inchaço e formação de bolhas. A área queimada pode parecer úmida ou brilhante. Nesses casos, as causas podem ser térmicas, elétricas ou químicas.

Podem necessitar de atenção médica, especialmente se cobrirem uma grande área ou estiverem localizadas em partes sensíveis do corpo. O tratamento inclui limpeza da área, uso de pomadas antibióticas e curativos.

Queimaduras de terceiro grau

Afetam todas as camadas da pele, podendo alcançar tecidos mais profundos, como músculos e ossos. A área queimada pode parecer branca, marrom ou carbonizada. Pode haver pouco ou nenhuma dor, devido à destruição das terminações nervosas.

Necessitam de atendimento médico imediato e especializado. O tratamento pode incluir enxertos de pele, cirurgias e longa reabilitação.

Como prevenir queimaduras?

A prevenção de queimaduras acontece com cuidados diários e muita atenção ao manusear objetos quentes, elétricos ou químicos.

Abaixo, confira algumas orientações sobre como evitar essas situações:

  • Não fume dentro de casa;
  • Não manipule álcool líquido próximo a objetos inflamáveis ou diretamente sobre o fogo (como em churrasqueiras ou fogueiras);
  • Para a limpeza doméstica, prefira álcool em gel ou água com sabão;
  • Investigue, com regularidade, possíveis vazamentos de gás em sua residência;
  • Mantenha as crianças longe da cozinha durante o preparo dos alimentos, do ferro de passar roupas, de fósforos e isqueiros e de produtos químicos;
  • Antes de tomar banho, verifique a temperatura da água com o dorso da mão;
  • Para instalações ou resoluções de problemas elétricos, sempre chame um profissional;
  • Use protetor solar.

Tratamento de queimaduras: conheça as cirurgias realizadas na Plastic Center

Como explicamos acima, algumas vítimas de queimaduras necessitam de cuidados médicos e cirúrgicos para um tratamento completo. Na Plastic Center, contamos com uma equipe qualificada na realização de procedimentos nos seguintes casos:

Pequenas e grandes queimaduras agudas

Procedimentos realizados para definição da área queimada (processo chamado de desbridamento) e cobertura das lesões. O objetivo é devolver as funções da barreira física e química da pele, fundamentais para a manutenção da homeostase do organismo. Assim, evitam-se perdas líquidas e térmicas, preservando a saúde do paciente.

Sequelas de queimaduras

Essas cirurgias consistem no tratamento de cicatrizes causadas por queimaduras. Elas podem ser inestéticas, hipertróficas, queloidianas ou retráteis. Além do incômodo estético, essas cicatrizes podem causar o desenvolvimento de úlceras crônicas ou degeneração maligna de cicatriz.A Plastic Center afirma seu apoio à campanha Junho Laranja e ressalta a importância de contar com um médico especializado em caso de queimaduras. Clique aqui e entre em contato conosco para agendar uma consulta ou um procedimento.

Transforme seu amanhã, agende sua consulta hoje!

Estamos prontos para guiá-lo em sua jornada de saúde, rejuvenescimento e bem-estar